
O Windows é o Sistema Operacional mais utilizado no mundo. Apesar disso, também é um dos que mais demanda manutenção. Existem formas de fazê-lo operar de forma mais eficiente e de forma a ter um desempenho melhor. Uma das maneiras mais recomendadas é trocar o antigo HD por um SSD. O disco mecânico (HD) com o tempo vai fragmentando os dados gravados e isso interfere diretamente na forma como o SO recupera as informações para compor um arquivo. O SSD trabalha como um pendrive e não tem partes mecânicas o que lhe confere uma dinâmica muito superior na forma de trabalhar com o armazenamento de arquivos. Mas a suscetividade de ataques de vírus, muitas vezes pode danificar o Windows e a máquina necessite de ser reinstalada. Um problema comum é o reínicio do windows parando numa tela azul e não sendo possível mais efetuar um boot. É normal que tenhamos que efetuar a reinstalação dele e recomendamos que se use um antivirus apropriado para evitar esses problemas.

Quem nunca chegou nessa tela? Aqui vemos o windows tentando apresentar uma solução para resolver os problemas que muitas vezes são causadas pelo HD, vírus e até na própra instalação dele, quando algum arquivo pode ter sido corrompido ao desligar a máquina no botão, falta de energia, etc. Todos os Sistemas Operacionais trabalham com arquivos sendo abertos e fechados constantemente no disco e quando antes de finalizar uma tarefa falta energia ele pode gravar no arquivo informações inconsistentes que façam com que o mesmo não possa ser reaberto, causando danos ao SO e impedindo que ele possa ser montado adequadamente para o usuário.

É muito salutar manter o Windows Update sempre atualizado, pois isso ajuda a resolver problemas de compatibilidade entre o hardware do seu equipamento e o sistema operacional. Essa atualização também ajuda a fechar certas portas para intrusos (hacker, vírus), as quais são acompanhadas e notificadas às equipes da Microsoft que vivem em constante trabalho para mantê-lo seguro. Os backups dos dados é outro procedimento salutar para garantir que em caso de problemas o usuário não seja pego desprevenido e assim ter a segurança de poder recuperar as informações sempre que necessário.